Brinquedoteca


Brinquedoteca é uma coleção de jogos e brinquedos, organizada para o livre uso dos visitantes, em sua maioria crianças e adolescentes, mas potencialmente também adultos, tendo em consideração o recente sucesso dos jogos de tabuleiro.
Muitas escolas mantém uma brinquedoteca de brinquedos educacionais como forma de substituir o clássico "playground" por algo que possa ensinar enquanto entreter os alunos. 
Tendo neles objetivos pedagógicos que proporcionem interação entre colegas, aprendizado, coordenação motora, e diversão. Móveis, decoração, brinquedos e jogos devem ser escolhidos levando em consideração as especificidades do segmento ao qual a brinquedoteca se destina.
Para condomínios recomendo que os responsáveis verifiquem a faixa etária que mais utiliza o espaço. Tomar cuidado também com os brinquedos dispostos, pois alguns podem machucar crianças menores e brinquedos pequenos que podem ser levados embora!
No caso de residências invista em atividades que os seus filhos gostem para que o espaço seja bem utilizado. Recomendo aos pais que querem ter uma brinquedoteca em casa, que utilize o espaço realizando jogos com os seus filhos. Lembrando que este espaço destina-se também a família!

Cores da Brinquedoteca: Recomendo um super colorido e nos espaço específicos, colocar as cores que a criançada mais gosta, no geral, para as meninas a cor rosa, para os meninos a cor azul e para os pequenos tudo colorido!!

Quais os brinquedos básicos de uma brinquedoteca: Pula-Pula, Piscina de Bolinhas, Jogos de Tabuleiros, Escorredores, Cabanas, Cordas, Jogos de Tabuleiros, Fantoches, Corda, Amarelinha e Quadro de Escrever.

Recomendo criar espaço separados para meninos, meninas e crianças pequenas. 

Para as Meninas: Área de bonecas, salão de beleza, casinha de barbye/bonecas e cabana.

Para Meninos: Área com pista de carros, jogos de vídeo game e bola.

Para Crianças Pequenas: Área com jogos de recreação, livros de pintar e brinquedos gerais conforme a faixa etária. 

Se for possível colocar TV será bem utilizado para todos os casos. Recomendo colocar tapete térmico, pois a criançada gosta de brincar sem sapatos. 
Um item bem bacana é um quadro para desenhar com giz ou quadro branco para canetas coloridas.
Uma ideia bem bacana é um espaço com almofadas no chão onde as crianças poderão sentar e brincar, pode ser em algum canto do espaço! Visitei a casa cor SP 2014 e vi algumas ideias muito legais como rede presa no teto, fica lindo e todos podem usar!

Veja algumas ideias muito legais de brinquedotecas! 



















































 











Onde comprar:

Comentários

Postar um comentário