Decoração para Apartamento Pequeno de 42m² até 56m²

Olá,

A cada dia vemos o estreitamento dos espaços das construções residenciais, não que eu goste e concorde, mas vamos combinar que 42m² é pequeno demais né!?!?!
 
Bom, mas para os adeptos aos mini apartamentos que tem de 1 a no máximo 2 quartos, que são bem pequenos, aqui vão algumas dicas e recomendações. 
Muitas pessoas optam por essas construções pois moram sozinhos ou passam a maior parte do tempo trabalhando e estudando, alguns que trabalham no exterior e passam em casa algumas vezes ao mês e que realmente não tem necessidade de uma casa grande para morar.
 
De qualquer forma ao estar dentro da sua casa, você quer se sentir bem, quer se sentir em casa, e o espaço tem que ser confortável para um bom descanso depois de um dia tenso.
Algumas pessoas não consideram o espaço a disposição e não fazem nenhum tipo de planejamento e vão logo colocando um monte de coisa dentro de casa, quando vê se depara com uma casa super carregada de coisas e não tem espaço pra nada, inclusive causando poluição visual.
 
Quero dar sugestões para que você consiga montar seu apartamento com o seu estilo mas sem perder o foco nos detalhes importantes!!
 
1 - Quando olhamos para um apartamento muito pequeno, logo pensamos na possibilidade de opções de decoração/revestimento, etc que possa causar a sensação de amplitude.
 
- Se você optar por uma pintura de parede ou papel de parede com listras na vertical, automaticamente você vai causar a sensação/efeito do aumento da altura do pé direito.
Você pode colocar em apenas em uma parede, por favor não vai listrando todas as paredes na vertical que vai poluir. Essas listras devem ser intercaladas com cores claras, médias e escuras, recomendo que seja dentro de uma cartela de cores como por exemplo, marrom + bege + creme + branco.
 
 
2 - Na maioria dos casos a sala de jantar é integrada a sala de estar. Para deixar o local mais leve, já que vamos ter 2 ambientes em 1 único espaço  vale optar para a sala de jantar  - cadeiras transparentes + mesa de vidro + espelho.
 
 
Exemplo I - Sala de Jantar:
Veja abaixo com o conjunto da mesa de vidro + cadeiras transparentes e um super espelho deixaram o ambiente clean e mais amplo.
 
 
Exemplo II - Quarto:
Já no quarto temos a opção do guarda roupas com portas de vidro. Veja que dá uma amplitude no quarto e ajuda na hora da mulherada se arrumar!
 
 
 3 - Para causar o efeito do aumento da altura do pé direito  na cozinha, você pode colocar os móveis elevados como na foto abaixo. Veja que temos a impressão de que o pé direito fica bem alto. Quando o armário está direto no chão, parece que o ambiente fica mais compacto, portanto a sensação é que o ambiente é menor.

 
4 - Uma opção que tenho visto muito são as portas de correr. Elas poder ser instaladas por fora na parede ou internamente.
As internas devem ser instaladas no momento da construção, pois é necessário deixar uma abertura na parede para inserir a porta com o trilho.
Já as que são instaladas por fora na parede como na foto abaixo, são mais simples de instalar. Elas ajudam e muito no espaço, pois com a porta de abrir você perde o espaço da abertura da porta, já com a de correr não, pois ela permite que você coloque um móvel bem encostado nela. 
 
 
5 - Armários sem puxadores, com cavas embutidas ou puxadores internos também ajudam na composição das recomendações para apartamentos pequenos. Desta forma os móveis não tomam espaço com os puxadores que as vezes são bem exagerados.
 
Exemplos:
 
- Armário com cavas embutidas são esses que tem uma abertura formando um puxador para as portas e gavetas na própria madeira.
 

 
- Os que não tem puxadores possuem um pequeno afastamento entre as portas e gavetas para puxar. Fica bem clean né!


 
- Esses são os de puxadores embutidos, podem ver que fica bem sutil.
 

 
 
Bom pessoal, aqui foram algumas recomendações importantes para ajudar na decoração do seu apartamento. Como o post ia ficar muito comprido, então coloquei apenas algumas opções.
 
Se alguém tiver alguma dúvida em alguma questão não citada acima, por favor enviem no e-mail do blog - arquitetardecorar@gmail.com.
 
 
 
 
Obrigada por visitar o Blog Arquitetar e Decorar!
 
 
 
 
 
 
 
 

Comentários

Postar um comentário