Decor das Ruas - Grafiti Arte

Grafite, grafito ou grafíti é o nome dado às inscrições feitas em paredes, desde o  Império Romano.
 
 
Considera-se grafite uma inscrição caligrafada ou um desenho pintado ou gravado sobre um suporte que não é normalmente previsto para esta finalidade. Por muito tempo visto como um assunto irrelevante ou mera contravenção, atualmente o grafite já é considerado como forma de expressão incluída no âmbito das artes visuais, mais especificamente, da street art ou arte urbana em que o artista aproveita os espaços públicos, criando uma linguagem intencional para interferir na cidade. Entretanto ainda há quem não concorde, equiparando o grafite à pichação, grafitar em locais próprios públicos ou privados, sem autorização dos respectivos proprietários, é atividade proibida por lei em vários países.
 
Grafiti é uma forma de expressão relacionada as artes visuais, tenho também que é um meio de expressar a opinião sobre vários assuntos como politica, religião..., uma "greve visual" para fazer a sociedade que está atenta aos acontecimentos atuais refletir. Muitas vezes não prestamos a devida atenção nas imagens que vemos pelas ruas, mas em muitas delas estão expressas a vida e cotidiano das pessoas que por ali transitam.
 
Vemos que alguns não levam a sério essa arte, fazem vandalismos, algumas imagens são pixadas e não revelam a arte, por isso que para quem olha nem sempre vai aceitar.
 
No Brasil temos como um dos mais famosos o Eduardo Kobra que  já fez diversas artes, uma delas é a famosa imagem de Oscar Niemeyer pensando, acho bem inspirador essa imagem. Você já se perguntou - O que ele deve estar pensando? sempre que olho eu penso nessa questão. Será que ele está projetando algo? Ou simplesmente pensando na vida?
 
 
Em São Paulo encontramos vários pontos como na 23 de Maio, Viaduto Jaceguai, dentre outros.
 
Outra obra interessante, é a imensa imagem localizada na travessa da Avenida Guarapiranga em São Paulo, Zona Sul. Arte de Paulo Terra em parceria com o irmão Pedro Terra da Turma do Chaves.
 

 
Outras artes também interessantes como esta que até o motociclista observou!



 
Esta é referente a COPA, acho que não precisa dizer mais nada né?!


Outra imagem que achei muito interessante é esta de um índio com esta placa, achei chocante.























 
É isso ai pessoal, espero que tenha surgido interesse nas artes das ruas, o grafite não servem apenas para embelezar, mas também para expressar opinião.
 
Texto de: Thais Lelis
Fonte histórica: Wikipédia
 
 
Se gostou deixe seus comentários!!
 
 
 

Comentários