2 de março de 2016

Vivara Editora Nacional - Prêmio Urbs Brasil 2016

Olá!

Recebi um pedido muito bacana da Vivara Editora Nacional, para publicar um artigo sobre o concurso fotográfico, Prêmio Urbs Brasil 2016.

Nesta segunda edição do Certame, a Vivara Editora e Revista Universidade, propôs o tema Cidades em Tons de Cinza, onde o intuito é estimular a produção fotográfica nacional, que será para o público em geral.

Foto: www.portugal.sk

O tema especificado no parágrafo único do edital "as cidades e o seu cotidiano. Elementos que denotem ou remetam, mesmo que subjetivamente ao espaço urbano" e o edital encontra-se no site www.premiourbs.com.br. 

"As temáticas dentro do macro podem se desdobrar em cidades, bairros e ruas. Um documento contemporâneo, registro visual que revela o particular das cidades. As cidades em tons de cinza, a arte que imita a vida em monocromia, toda a riqueza de tons, contraste, abstração e nostalgia próprias do preto sobre o branco"

Vivara Editora   

Acredito que através das fotografias, conseguimos ver de uma forma mais clara, pelos olhos do fotógrafo, o cotidiano, a arte nas ruas, as formas arquitetônicas que muitas vezes não reparamos. 

A fotografia nos traz a experiência do momento, é poder guardar uma recordação, um lugar incrível, uma cena que não poderá nunca ser esquecida.

A Vivara Editora me enviou a especificação do concurso, conforme abaixo:
 
"O concurso fotográfico, Urbs Brasil 2016, cidades em tons de cinza, constitui a segunda edição do certame. A iniciativa da Vivara Editora Nacional e Revista Universidade, surgiu para estimular a produção fotográfica nacional e estender a arte ao grande público.  A série que no seu conceito e denominação, desde a sua concepção, tem como ofício, a publicação de fotografias inéditas, nunca antes publicadas em livro, verdadeiras obras-primas, na acepção própria da palavra, obras primeiras. Neste sentido, está para promover a inserção dos novos fotógrafos no mercado editorial. A seleção de fotografias resultará na obra, Antologia Fotográfica, Urbs Brasil 2016. Uma seleção criteriosa de fotografias, composta por fotógrafos amadores ou profissionais, de todas as regiões do Brasil. Concurso orientado pelos princípios de originalidade e linguagem fotográfica. Um registro fotográfico do pitoresco das cidades brasileiras".

Vivara Editora


Amigos fotógrafos, desejo a todos boa sorte! 

Grande abraço,

Thais Lelis

5 comentários:

  1. Passei visitei e gosteis
    Abrass Renato
    Caixa MDF

    ResponderExcluir
  2. Muito legal a iniciativa...

    Parabéns...

    Iluminação Led

    ResponderExcluir
  3. Fiz a inscricao neste concurso e recebi a noticia que minha foto foi selecionada e fara parte de um livro. Mas ai vem o golpe eu tenho que pagar pelos livros, ja recebi o boleto. Isto nao estava no edital, um novo edital foi escrito e o site totalmente reformulado, isto é um golpe.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também achei muito suspeito esse "concurso". Se pesquisar um pouco, vai ver que a editora não tem uma sede, o site não tem nenhuma informação consistente, o atendimento é feito somente pela internet. A pessoa participa de um concurso, mas tem que pagar pela premiação? Não vejo idoneidade nisso. Me parece mais uma forma de tirar dinheiro das pessoas.

      Excluir

Sua opinião é muito importante, então se tiver alguma dúvida, opinião ou sugestão não esqueça de deixar o seu e-mail no seu comentário para que eu possa retornar.