Organizando a Casa! Ano novo, vida nova!

Olá!

Com o fim do ano chegando, novas promessas, novos rumos e para muitas donas de casa chega também a hora de organizar as coisas da casa. 
Normalmente no fim do ano realizamos AQUELA faxina boa de botar tudo o que não usa para doação ou aquelas peças que já estão quebradas na lavanderia, cozinha, quarto, sala e banheiro no lixo, certo? Juntamos coisa demais, sei bem!

Então quero mostrar para vocês algumas ótimas ideias de organização para a casa toda para que no próximo ano você tenha aquela casa super organizada.

Vale a pena conferir!!

Cozinha...

Este é um dos cômodos que considero mais complicado pois - oh lugarzinho - que tem coisa, é jogo de pratos de jantar; de sobremesa; jogo de pratos para pizza; jogo de taças; de copos para água; de taças para vinho, potes, vasilhas, vidros, talheres aos montes......(eu mesma tenho talheres que nem sei pra que servem....risos)......e tudo o que temos direito de ter na cozinha para servir bem! 

Porta temperos...preciso fazer já!!!! Amo usar temperos desidratados e tenho vários em casa, tudo em potinhos com tampinhas brancas e etiquetas verdes que colei com contact! Fica lindo viu....ao final do post vou deixar um modelo de etiqueta para colar no pote!  



Para as talheres também tem dicas legais. Além dos suportes para talheres que vemos muito em lojas, gostei muito dessas ideias abaixo. 
Uma gaveta que virou um suporte diferente para talheres, aqui bastou alguns buracos em circunferências com potes de inox dentro (acho que é inox e é bem melhor pois não enferruja), a frente da gaveta ficou exatamente a mesma coisa mas ao abrir os talheres estarão organizados em pé! 
Obs: só tomar cuidado para não deixar cair restos de comida se a gaveta estiver logo abaixo de uma mesa de apoio como na foto.


Essa aqui eu gostei muito! São divisórias de madeira que você pode solicitar a um marceneiro que acrescente em seu armário, se não tiver, e acredito que não vai ficar caro.


As panelas são os itens que considero mais complicados de guardar, ocupam um espaço absurdo e as vezes temos que empilhar uma dentro da outra, aí quando você precisa da última das 6 panelas empilhadas, já sabe né???!!!
Aqui está uma ideia super bacana, é como se fosse um gaveteiro mas tem ganchos para pendurar as panelas. Fica arrumado, não precisa empilhar tudo e é bem mais fácil de pegar (mesmo que seja a última). Se você está planejando o seu armário ou quer fazer algumas mudanças, acredito que esta é um ótima opção, veja com o marceneiro a questão das medidas das panelas para que todas sejam guardadas no mesmo lugar!


Organizadores para geladeira também não pode faltar! Veja que é possível separar tudo, latas de refrigerantes, iogurtes, sucos....enfim todos os itens de geladeira devem ser bem conservados. 
Deve-se tomar muito cuidado ao guardar alimentos na geladeira, pois dependendo da forma que está guardado pode estragar e não vai durar nada! Peço para tomar cuidado em especial com latas e garrafas...para que sejam bem lavadas com bucha e sabão antes de serem guardadas na geladeira ou armário, as vezes a forma de como a empresa ou transportadora armazena pode acomodar roedores que com a urina pode transmitir leptospirose onde muitas vezes é fatal.



Existem nessas lojas de itens para organização de casa esses suportes que você pode colocar dentro do armário e deixar tudo separado e organizado.



Esse para guardar e separar formas e travessas achei super bacana e prático. Assim é possível ver todos os refratários que estão guardados.



Essa é uma forma super bacana de organizar xícaras. Você compra esse suporte que vende em lojas de utensílios para casa e prender dentro do armário com parafuso. Acaba até liberando mais espaço para guardar outras coisas!

 

É bem mais fácil deixar tudo prático na hora de usar os utensílios domésticos. Pra quem usa muito e tem espaço acho super interessante deixar os utensílios apostos para uso, assim não fica aquele tira e coloca batedeira, liquidificador...de tomada. Pessoalmente acho um saco ficar guardando e enrolando os fios e depois tirando tudo novamente.


Sala...

Normalmente na sala não tem tanta coisa para organizar, mas vamos ao básico!


Controle remoto é uma coisa viu, vive andando pra lá e pra cá e chega uma hora que ninguém sabe onde está! Pronto, agora tem um lugar........no porta controle remoto! Existe um mais lindo que outro viu....


Livro é um item que deve ter seu lugar especial até mesmo por questões de ventilação. Em particular algumas estantes não oferecem tanto espaço para eles. Então, se você tem muitos livros escolha uma estante com nichos onde poderá separar seus livros conforme a ordem que desejar! E tudo estará em seu devido lugar!

 

Gente, eu tenho tantas revistas e vivem em todos os cômodos da casa. Até que esses dias em uma dessas faxinas do ano mandei um monte embora e separei as preferidas. Aqui tem um porta revista muito bacana que vale a pena investir. Tem de vários tipos, modelos e cores conforme seu gosto!


Porta CD é um item super valioso para que tem coleções de CDs. Os meus ficam em uma mega gaveta do raque, coube tudo! Então se você tem muitos CDs e não quer vê-los espalhados por ai, vale a apena investir em um super porta CD e esse abaixo é incrível!



E aquele monte de cabos de TV, DVD, playstation, aparelho de som???? São tantos aparelhos que as vezes não sabemos como arrumar tantos fios.
O certo é arrumar por aparelho e colocar essas fitas para agrupar e ficar assim como na foto. Existem vários tipos como o que parece um espiral que dá para cobrir praticamento todo o cabo e outros tipos de fitas que depois de arrumadas sua sala vai ficar com ar mais leve! 


Banheiro...


Definitivamente o banheiro é um dos lugares que não damos muita atenção mas devemos ter muita cautela pois o banheiro é um local que gera bactérias! Então o certo é deixar tudo guardado mesmo.

Usar as gavetas do balcão é uma opção ótima pois dependendo do tamanho é possível guardar bastante coisa. Para quem não tem balcão, existem algumas prateleiras de inox ou madeira que podem ajudar muito na organização dos itens do banheiro.



Essa é uma opção conforme comentei na imagem anterior, são prateleiras de madeira que servem para acomodar as toalhas de banho e rosto bem como algodão, cotonetes e os demais itens.

Gente, só tomem muito cuidado com a questão hidráulica do banheiro para não sair perfurando os canos existentes! Se possível visualize a planta hidraúlica para que tenha certeza de onde está furando.


Esses suportes também são bem práticos e fáceis de encontrar (lojas de artigos para organização) onde você vai furar apenas alguns pontos - cuidado com a hidráulica - e poderá colocar os itens pendurados no suporte.


Aqui já foi utilizada uma mesinha - na verdade parece uma fruteira - que também pode ser usada no banheiro para acomodar toalhas e itens de banho.





Quarto...


Bom o quarto é mais complicado dizer pois depende muito de como é, se tem guarda roupa ou closet separado, se é com o cônjuge ou sozinha (o).. tudo depende...mas vamos ao básico.

Gente, o quarto deve ser muito bem aproveitado e planejado mesmo que não seja com móveis planejados. Lembrando que cada coisa tem seu lugar, por exemplo - para guardar revistas utilize um revisteiro, se tiver TV, DVD....utilize o guardador de cabos para que não fique tudo aparecendo. 

Deixe sempre as roupas de cama arrumadas, se tiver um jogo de cama bem bacana não deixe guardado. Faça do seu quarto um local de aconchego e descanso onde você sentirá feliz.

Utilize organizadores com etiquetas, assim vai facilitar a vida na hora da correria.

Em minhas pesquisas encontrei essa imagem e infelizmente não encontrei sua autora, mas achei muito lindo e criativo. Vale tudo na hora de organizar, procure caixas bonitas onde você terá vontade de manter organizado.

Como já postei anteriormente algumas organizações especificas, estou deixando abaixo os links do blog para que possa ver melhor organização de closet/guarda roupas, acessórios e bijuterias e maquiagem! 

Como organizar acessórios e bijuterias - Cliquei AQUI

Como organizar maquiagem - Cliquei AQUI

Como organizar closet/guarda-roupa - Clique AQUI


Como falei segue algumas daquelas etiquetas fofas para identificar o que quiser.....tempero, itens de pessoais....







Obrigada por visitar o Blog Arquitetar e Decorar



Thais B. Lelis
Blog Arquitetar e Decorar

Se gostou deste post deixe o seu comentário!

Comentários

  1. Adorei as dicas , já estou pesquisando ...para quando a minha casa estiver pronta!!!! Tenho ótimas opções!!

    Priscila

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Priscila!!


      Quem bom que gostou. Já que está pesquisando ideias para a nova casa, não deixe de ver nosso post fresquinho de hoje com simuladores de revestimentos, tapetes, papéis de parede e tapetes!!


      http://arquitetardecorar.blogspot.com.br/2015/02/simuladores-de-decoracao-tinta-tapete-e.html​

      Excluir
  2. achei muito bom seus artigos

    ResponderExcluir
  3. Olá, econtrei seu blog pesquisando sobre etiquetas para temperos!
    E eu amei o primeiro conjuto de etiquetas para temperos que você sugeriu! E gostaria de saber onde você encontrou, pois queria conseguir um arquivo editavél para usar nos meus potes de temperos!
    Muito obrigada!

    ResponderExcluir
  4. Oi
    Gostei muito das ideias para organização. Mas não sei onde procurar as divisórias para cozinha . Vc tem sugestões dos locais onde vendem?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Conheço algumas lojas como Cada mais Prati-K e Loja OZ, são boas e tem bastante variedade!!

      Espero que encontre o que precisa!

      Grande Abraço!

      Excluir
  5. Amei o seu cantinho. Mas me diz como colocar essas etiquetas nos potinhos para que se possa lavar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Uma ideia é colar a etiqueta com termolina e depois colar um contact por cima, as que eu fiz deram certo e mesmo lavando não molha!

      Grande Abraço
      Thais

      Excluir

Postar um comentário