Jardim de Inverno

Olá pessoal! Tudo bem? 

Hoje vamos falar sobre Jardim de Inverno!

Um jardim de inverno é uma estufa, normalmente anexada a uma residência, usada com motivos recreacionais durante o inverno.


Se você quer investir em um paisagismo e tem um espaço na sua casa, pode ser pequeno mesmo, então você pode montar um jardim de inverno. 
O jardim de inverno pode ser montado com flores artificiais ou não, fica muito bonito com pedras brancas e marrons. Se você pode investir vale a pena colocar uma fonte, existem diversos tipos de fontes, grandes e pequenas! Algumas já vem montada é só ligar e colocar água!

Vou mostrar algumas idéias que encontrei e depois os tipos de plantas ideais para jardim!

Espero que todas as dicas te ajudem a montar o seu jardim de inverno!!! 

Deixe seus comentários ao final do post!!














Já postei como fazer esses puffs! Para ver clique aqui!


Pedras para Jardim


Plantas para Jardim de Inverno


Pau d'água (Nome cientificoDracaena Fragrans) - Pau d'água é um arbusto que tem uma linha amarela no meio das folhas muito usado para decoração em vasos. É resistente ao ar condicionado e não precisa ficar diretamente exposto ao sol. Regar quando a superfície da terra estiver seca.  


Zamioculca (Nome cientifico: Zamiocullaz Zamiifolia) - A Zamioculca é uma das plantas mais usadas em ambientes internos e mesmo sem os cuidados corretos, permanece bonita. Regar somente uma vez por semana, deixar em ambientes com luz, quanto sem luz. Evitar sol direto para não queimar suas folhas.
 

Rosa de Pedra (Nome cientificoEcheveria SP) - É uma planta suculenta que armazena água nas folhas e caules. Tem o formato parecido com o de uma rosa e pode ser usada com outras suculentas e cactos. Deve ser regada apenas uma vez por semana, pois a umidade pode apodrecer suas raízes. Não tolera muito sol. 


Minicactos (Nome cientifico: Mamillaria SP) - Esses cactos são pequenos e encontramos em supermercados. Ao contrário dos cactos grandes, eles não devem ser expostos à luz direta do sol e ficam melhor em ambientes internos bem iluminados. Regar quando a terra estiver seca, normalmente são semanais. 

Palmeira Chamaedórea (Nome cientifico: Chamaedorea Elegans) - Esta palmeira é uma das mais populares plantas para interior, ela não passa dos dois metros de altura. Fica bem em ambientes úmidos e longe da luz direta do sol. Regar frequentemente para manter a terra sempre úmida.


Palmeira Ráfis (Nome cientificoRhapis Excelsa)a Ráfis cresce ereta como suas folhas plissadas próximas e com múltiplos caules semelhantes ao bambu. Fica bem em todo tipo de iluminação. É importante regá-la com frequência sem encharcar seu substrato. 


Licuala (Nome cientifico: Licuala grandis) - Esta palmeira tem grande capacidade ornamental. Pode ser usada para compor um jardim interno, com bromélias e orquídeas, ou sozinha em vasos. A licuala não deve ficar exposta à luz direta do sol, mas precisa estar em ambiente iluminado com luz indireta. Borrife água em suas folhas. 



Pleomele ( Nome cientificoDracaena reflexa)A Pleomele pode ter as folhas com as bordas brancas ou verde-limão. Caso ela comece a perder folhas, é melhor colocar em ambiente mais claro, mas não necessariamente diretamente ao sol.


Lança de São Jorge ( Nome cientificoSansevieria cylindrica) - Lança de São Jorge tem folhas cilíndricas e verticais, pode ser usada nas mais variadas composições, desde jardins de pedras a vasos para ambientes internos. Deve ser regada a cada 15 dias, sem molhar as folhas, e mantida à meia-sombra.

                         

Lírios da paz (Nome cientifico: Spathiphyllum wallisi) Esta é uma das poucas plantas que florescem na sombra. Pode ser usada em jardim sombreado, mas com bastante claridade. O sol direto queima suas folhas, mantenha-a sempre adubada e seu solo úmido. 


Violeta (Nome cientificoSaintpaulia ionantha) - A violeta é uma das mais plantas mais usadas na decoração, por ter grande variedade de cores, permite criar diversas composições e fica bem nos mais variados ambientes. O importante é garantir que seja exposta somente à luz indireta. Regar uma ou duas vezes por semana também é fundamental, sem molhar as folhas e flores.

Palmeira Areca (Nome cientificoDypsis lutescens) - A Areca é uma das palmeiras mais populares e versáteis. Pode crescer exposta diretamente ao sol, mas suas folhas ficam mais vistosas quando é cultivada à meia sombra. Deve ser regada regularmente e não deve ficar em ambientes com ar-condicionado. 


Antúrio (Nome cientificoAnthurium andreanum) - A Antúrio possui flores vistosas e fica bem para decoração. É essencial que fique à meia sombra, sem receber diretamente a luz do sol. Entretanto, também não pode ficar em ambientes escuros. 

Begônia (Nome cientifico: Begonia elatior) - São ótimas para decoração de interiores em vasos e suas folhas são um atrativo por ter formas variadas  serem coloridas. O cultivo deve ser feito em substrato bem fértil, em ambientes protegidos da luz do sol, da friagem e do vento. A rega deve ser feita sem molhar as folhas
Jiboia (Nome cientificoremnum pinnatum)Uma das poucas trepadeiras para ambientes internos, a Jiboia cresce apoiada a substratos, como xaxins ou outras plantas. Esta planta tem as folhas coloridas, mas se ficar somente na sombra, suas folhas serão pequenas e verdes. É exatamente sua coloração em tons de verde e amarelo que faz com que seja muito usada na decoração. A rega deve ser feita com frequência, para manter o substrato úmido. 


Singônio (Nome cientificoSyngonium angustatum) - As folhas do Singônio têm nervuras brancas quando jovens e ficam completamente verdes depois da madura. Ele deve ser cultivado à meia sombra e regado com frequência para manter a terra úmida.  


Babosa de pau (Nome cientificoPhilodendron martianum) - A Babosa de pau possui folhas brilhantes de textura semelhante à do couro. Deve ser cultivada sem luz direta do sol e não é resistente ao frio, por ser uma planta tropical. As regas devem ser feitas sempre que o solo estiver secando.

Filodendro Cascata (Nome cientificoPhilodendron cascata) - É uma planta tipicamente brasileira. Tem a folha em formato de coração. O Filodendro cascata em vasos costuma ficar bem em qualquer ambiente. Deve ser mantido longe na luz direta do sol, mas o ambiente deve ser iluminado. Deve ser regado quando a camada superficial da terra estiver seca. 

 


Bromélia (Nome cientifico: Guzmania ligulata) -Bromélia é uma das flores mais usadas em decoração em ambientes internos por sua inflorescência em tons vermelhos contrastando com o verde escuro das folhas. O sol direto queima suas folhas, por isso deve receber apenas claridade indireta. É plantada em substrato para epífitas. Deve ser regada a cada dois dias, limpando-se o seu centro para evitar proliferação de mosquitos. 


Jade (Nome cientifico: Crassula Ovata) - A Jade parece uma miniárvore. Sua inflorescência tem um colorido de verde azulado único. Ela fica bem em qualquer solo que não fique muito úmido e deve receber luz direta do sol pelo menos durante uma parte do dia. 


Confira mais no site: MdeMulher Abril


Dedico este post a minha irmã de coração Gabi Mafort 



Um Grande Abraço!

Thais B. Lelis

Comentários

  1. eu adorei este jardins, vou montar o meu...

    ResponderExcluir
  2. Primeira visita no blog e este post pra mim por si só já justificou sua QUALIDADE. Parabéns aos administradores, escritores e toda a galera do blog que trabalha para produzir conteúdo excelente como este!

    Tags: grama esmeralda, grama esmeralda preço, grama batatais, grama batatais preço, grama são carlos, grama são carlos preço, grama bermuda, grama bermuda preço, grama coreana, grama coreana preço, grama santo agostinho, grama santo agostinho preço, grama preço, preço de grama, comprar grama, comprar grama esmeralda, grama para jardim, gramas para jardim.

    ResponderExcluir
  3. Olá Thaís;
    Olha em primeiro lugar quero lhe dar os parabéns por seu trabalho que é incrível, adoro paisagismo, design e Arquitetura.
    Tenho em minha casa um quintal não muito grande porem da para soltar a imaginação com o paisagismo, gostaria muito de algumas dicas suas se possível.
    Obrigado e mais uma vez PARABÉNS.

    ResponderExcluir
  4. Olá Thaís;
    Olha em primeiro lugar quero lhe dar os parabéns por seu trabalho que é incrível, adoro paisagismo, design e Arquitetura.
    Tenho em minha casa um quintal não muito grande porem da para soltar a imaginação com o paisagismo, gostaria muito de algumas dicas suas se possível.
    Obrigado e mais uma vez PARABÉNS.

    ResponderExcluir
  5. Olá, gostaria de saber se pode fazer um jardim de inverno ,totalmente na sombra? É um pequeno espaço que tenho e quero aproveita-lo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!!

      Claro que sim! Como não sei exatamente como é o seu espaço, se tem luz ou não, você pode investir em plantas como Zamioculca, Begônia, Violetas (para luz indireta), Areca e Antúrio (meia sombra), por exemplo, essas plantas são boas para esse tipo de decoração.

      Excluir
  6. Olá Thais!
    Este seu blog sobre o jardim de inverno ficou excelente!!!
    Você me deu várias dicas para montarmos um em minha futura casa.
    Além disso, minha noiva trabalha com gramas e paisagismo, e sempre está precisando de informações importantes sobre plantas ideais para cada condição em que os clientes requerem.
    O seu blog com certeza será indicado e será consultado mais e mais!
    Parabéns novamente!!!

    Comprar Grama, Gramas, Grama Esmeralda, Grama Esmeralda Preço, Grama Batatais, Grama Batatais Preço, Grama São Carlos, Grama São Carlos Preço, Grama Bermudas, Grama Bermudas Preço, Grama Coreana, Grama Coreana Preço, Grama Santo Agostinho, Grama Santo Agostinho Preço, Grama para Jardim.

    ResponderExcluir
  7. Olá! É possível encontrar todas essas plantas na versão artificial?

    ResponderExcluir
  8. Parabéns, ótimo post. Trabalho com grama natural (Esmeralda e São Carlos) e se alguém se interessa segue o meu contato. Obrigado desde já.

    Compre Grama - Comércio e Plantio de grama Esmeralda

    Grama Esmeralda

    Grama São Carlos

    Grama para jardim

    Grama para sombra

    Grama em

    Grama preço

    Venda de grama

    Comprar grama

    Distribuidor de grama

    ResponderExcluir

Postar um comentário