Iluminação na Decoração

Olá,
Hoje vamos falar sobre iluminação. Já na faculdade de arquitetura aprendi a importância do jogo de luz e sombra.
Existem diversos tipos de iluminação que vai desde abajur até lustres maravilhosos.


História de decoração e iluminação
Os lustres e pendentes têm sua origem há muitos séculos. Uma das primeiras formas de se iluminar ambientes a partir de uma estrutura suspensa surgiu com o uso dos candelabros por volta do século XVII. Eles eram feitos com dois pedaços de madeira cruzada, com velas fixadas nas quatro extremidades do objeto. Antes ainda, por volta do século XIV, a peça consistia em um prato ou bacia de metal que servia de suporte para espetos que fixavam as velas; essas bacias coletavam os restos de cera e evitavam que eles caíssem sobre as pessoas.
No final do século XVII, surgiram os lustres em cobre, que eram fabricados em “andares”, peças que evoluíram para objetos feitos em cristal, o que aumentava o brilho e difusão da luz. Entre os séculos XVIII e XIX, começaram a aparecer as luminárias com querosene, gás e, finalmente, à eletricidade.
Decoração e iluminação andam juntas. Por isso, a escolha das luminárias da sua casa, escritório ou comércio deve ser feita com todo cuidado e atenção para que tudo fique harmonioso e o resultado seja surpreendente. É importante pensar na sensação que o ambiente irá transmitir, o quanto iluminado ele deve ser, qual será a frequência da manutenção e limpeza das luminárias, entre outros fatores.
Aliando praticidade, beleza, estilo e design, uma das peças que já se tornou referência é o plafon, uma luminária colocada junto ao teto ou bem próxima dele, e que pode emitir luz direta ou indireta. Entenda melhor como essa peça pode dar um toque de charme e estilo à qualquer ambiente.
O abajur tem origem francesa: os primeiros modelos surgiram na França do século XVI em forma de luminárias públicas e sua iluminação era à base de petróleo.
Com a invenção da lâmpada elétrica no século XIX, eles eram necessários para conter e suavizar a luz intensa que vinha dessas novidades luminosas. Os modelos iniciais e mais conhecidos da época foram fabricados pela Tiffany em vidro colorido e variavam de formas geométricas a temas florais.
Os abajures foram evoluindo em formas e materiais ao longo das décadas e existe hoje uma grande variedade no mercado: em formato arredondado, quadrado, cilíndrico, arrojado, simples, colorido, neutro, de materiais ecológicos, de vidro, de alumínio, de acrílico, com formas sofisticadas entre outros.
Iluminar um ambiente de forma elegante e funcional é algo essencial, que realça a beleza do local onde você mora e trabalha. A luz colocada nos lugares certos transforma qualquer local antes simples e comum em um ambiente cheio de estilo, charme e classe.

O destaque criado pela iluminação
Uma iluminação adequada cria o cenário certo para sua casa, escritório ou loja. É possível obter efeitos de luz difusa ou mais dura, sombras, realce de pontos estratégicos de um local, cores e outras impressões que podem mudar completamente a cara da sua casa ou negócio.
spot é uma das boas opções para dar um ar de novidade a qualquer lugar. Trata-se de uma peça fixa ou embutida ao teto que pode proporcionar variadas sensações conforme o local e a forma em que for instalado. Podem ser utilizados como luz auxiliar para destacar quadros, texturas, paredes, móveis e outros objetos ou então como iluminação principal de um ambiente determinado. Tudo depende de qual for a necessidade e de como seu projeto de iluminação foi criado e desenvolvido.

Tipo de Iluminação:


ILUMINAÇÃO COM LED        
O LED (Light Emitting Diode ou em português, Diodo Emissor de Luz) tem se tornado um dos itens mais utilizados na decoração e iluminação. Isso acontece não só pela economia proporcionada por esse tipo de luz, mas também pelas infinitas possibilidades de aplicação que ela oferece.
As possibilidades de uso são muito grandes. Elas são ideais para a decoração de ambientes externos e internos, como por exemplo jardins, piscinas, gramados, decks de madeira, escadas, móveis, armários, pisos, banheiros, e também para iluminar lugares mais amplos.
Vantagens do LED
- Economia: uma lâmpada LED de 25 watts substitui com eficácia uma lâmpada convencional de 100 watts com até 75 % de economia quando comparados os gastos de uma e de outra;
- Vida útil: as lâmpadas dicroicas (aquelas pequenas lâmpadas refletoras) têm vida útil de aproximadamente 20 mil horas, enquanto as LED´s duram até quatro vezes mais, chegando a quase 20 anos quando usada por até oito horas diárias;
- Cores: dependendo das combinações, essas fontes de iluminação podem transmitir até 16 milhões de tons diferentes;
- Meio ambiente: totalmente livre de vestígios de mercúrio ou sódio em sua composição, elas são recicláveis e não causam nenhum tipo de agressão à natureza. Além disso, o material não emite qualquer tipo de onda eletromagnética que possa ser nociva à saúde, nem raios ultravioletas ou infravermelhos;
- Segurança: por conta da baixa tensão, elas podem ser utilizadas em decorações que tenham contato com a água, como em piscinas, banheiras, e outros, sem que haja risco de choques ou queimaduras.

ILUMINAÇÃO COM AREANDELA
A iluminação é um dos itens mais importantes de um local, pois é ela quem vai realçar toda a decoração do ambiente, além de torná-lo mais aconchegante, acolhedor e dinâmico. Além da luz certa, é preciso iluminar com estilo. Ela não só ilumina os locais da forma adequada, mas também confere um charme todo especial à sua sala, quarto, escritório, área de convivência, cozinha, ou banheiro.

ILUMINAÇÃO COM LUSTRE E PENDENTE
Estes são peças que podem fazer toda a diferença na decoração. Mas como escolher a peça que melhor atende à sua necessidade?
É muito importante tomar cuidado com o tamanho da peça. Lustres grandes e volumosos são maravilhosos, mas podem ficar excessivos em ambientes que não são tão extensos assim. O mesmo cuidado vale para a situação inversa: ambientes enormes com lustres muito pequeninos podem ficar desequilibrados. O ideal é encontrar a harmonia.

ILUMINAÇÃO COM PLAFON
O plafon costuma ocupar literalmente o centro das atenções nos ambientes em que é instalado. Sua posição centralizada permite iluminar de forma indireta (dessa forma, a luz é irradiada pela peça em direção ao teto, que por sua vez reflete a luz e a distribui de forma suavizada para o local) ou direta (em que o vidro não evita que a luz chegue diretamente ao ambiente).
O tipo de peça deve ser pensado conforme o local em que ele for instalado. Em lugares com umidade e calor, como os banheiros, por exemplo, é importante que ele impeça a entrada dos vapores, protegendo e aumentando a durabilidade das lâmpadas. Já em cômodos como corredores e quartos, onde a sensação de aconchego deve ser maior, a luz indireta com lâmpadas mais suaves é a opção ideal. Em cozinhas, salas, escritórios, uma lâmpada mais forte e com iluminação mais branca e direta é a combinação perfeita.

ILUMINAÇÃO COM ABAJUR
Uma das peças mais bonitas de decoração de um ambiente, este item ilumina com charme e elegância. A palavra que dá nome à peça vem da língua francesa abat-jour, que significa “sombra”, também podendo ser interpretada mais literalmente como “baixar a luz” ou “quebrar a luz”, que é a função do objeto.

ILUMINAÇÃO COM SPOT
Em diversos modelos, materiais e formatos, os spots servem para iluminar de forma direta e ampla ou então de maneira mais focada. Alguns tipos oferecem a possibilidade de movimentação do foco de luz, direcionando a lâmpada para o lado que for mais interessante em determinados momentos. A temperatura da luz também é importante: luzes mais amareladas transmitem conforto e aconchego, enquanto lâmpadas mais brancas ou azuladas e claras dão mais dinamismo e energia, e passam a sensação de movimento e agitação.

Fonte: E-lustre

Algumas imagens para se inspirar...



Cozinha do Filme Simplesmente Complicado

  





 











Lustre de imita Água Viva! Lindo!



  









Segue abaixo algumas lojas especialistas em lustres, os valores variam muito de acordo com o modelo.




Obrigada por visitar o blog Arquitetar e Decorar

Deixe seu comentários e cadastre-se para receber as nossas novidades!
Thais B. Lelis
Blog: Arquitetar e Decorar
E-mail: arquitetardecorar@gmail.com

Comentários

  1. As luminárias são realmente uma peça chave na decoração de qualquer lugar.. Adorei as fotos, são grandes inspirações, parabéns!!! encontrei alguns modelos ótimos nesse site http://www.hunterluminarias.com.br/

    ResponderExcluir

Postar um comentário