Decoração para Consultório Psicopedagógico

Olá!

Recebi uma sugestão da Solange para trazer algumas dicas sobre decoração para Consultório Psicopedagógico. Para começar, qual a finalidade do Consultório Psicopedagógico? 

Esse consultório é um local onde um profissional realiza atendimento psicopedagógico, atendento pacientes  com deficiência e/ou dificuldades de aprendizagem, ou seja, que precisam corrigir déficits no processo de aprendizagem.

Esses pacientes são de diversas faixas etárias e o profissional poderá atender faixa etária específica ou não. Normalmente as crianças são os pacientes mais comuns desse profissional, principalmente as que estão iniciando a idade escolar. Assim, ele pode focar no método, bem como adequar o espaço ao grupo de pacientes que irá atender. 

Como decorar um espaço para o atendimento?

Primeiro: Definir os espaços de atendimento geral e atendimento individual. Caso o atendimento seja para diversas faixas etárias, precisa definir uma recepção neutra para que todos se sintam bem no local.




Segundo: Investir em materiais como jogos educativos, materiais para recreação e atividades. 


Terceiro: Definir uma decoração mínima para que possa atender as faixas etárias atendidas.

Definindo essas três etapas, você poderá considerar quantas forem necessárias, mas acredtio que sejam mínimas, agora é hora de pensar no espaço em si.

As cores são fundamentais para ajudar o paciente a se sentir bem com o atendimento e ficar a vontade com o espaço.


Vamos considerar 6 cores para o ambiente. Você pode usar todas ou não. Vai de acordo com o seu perfil de atendimento e a faixa etária também. Espaços muito coloridos podem tirar o foco do paciente, mas vamos as cores básicas que estimulam o aprendizado.... 

  • Branco: quietude e paz
  • Amarelo: energia e ação
  • Vermelho: atitude e vigor
  • Laranja: comunicação e positividade
  • Roxo: criatividade
  • Verde: tomada de decisão

As cores mais indicas para estimular o cérebro são: amarelas solares e laranjas revigorantes

A cor amarela estimula a mente, pois as cores solares ativam a produção de serotonina e esse humor quando liberado no corpo ele produz uma sensação de bem-estar. 

O laranja é a cor mais indicada para estimular o aprendizado pois, segundo estudos, estimulam a atividade mental.


Outra parte importante é definir móveis que atendam a todas as faixas etárias. Caso a faixa etária seja específica, será mais fácil adaptar. Precisa levar em consideração que tanto crianças, adolescentes como adultos, precisam se sentir confortáveis com o espaço para ter a percepção de um atendimento exclusivo e personalizado, assim ele poderá participar melhor do momento de aprendizagem e conversa. 

Você pode considerar mesas, sofás e cadeiras e adaptar o momento e paciente de acordo com o atendimento que for realizar.


Deixo abaixo alguns itens básicos para um consultório de psicopedagogia:

Materiais para avaliação psicodiagnóstica: Teste das Matrizes Progressivas Coloridas Raven, Escala de Inteligência Wechsler para Crianças (WISC – III), Teste Columbia de Maturidade Mental, CONFIAS – Consciência Fonológica Instrumento de Avaliação Sequencial, PROLEC – Provas de avaliação dos processos de leitura, SDT – Teste do Desenho De Silver – Cognição e Emoção, TDE – Teste de Desempenho Escolar, E.O.C.A. – Entrevista Operativa Centrada na Aprendizagem, Provas Piagetianas e materiais para avaliação dislexia ,tdah, atenção , memória , coordenação motora , noção espacial entre outros…

Materiais para Intervenção Psicopedagógica: Material para anamnese: entrevista semi-estruturada; formulários; fichas de avaliação e acompanhamento, materiais como: lápis de cor, folhas, giz de cera, canetinhas, caneta, Livros que abordam temas específicos, jogos para avaliação de algumas habilidades como: atendimento a ordens; nomeação de objetos e figuras; interação social; persistência e atenção; sequenciação e motricidade. Alguns jogos que poderão servir de auxílio para a abordagem: caixa-encaixa, pranchas de encaixes, tábua de pinos, jogo de alfabeto móvel, jogo de alfabeto ilustrado, jogo de alfabeto com figuras, jogo e alfabeto e sílabas, enfim, existem diversos jogos que serão úteis para um  Consultório Psicopedagógico.

Crédito das fotos: br.freepik.com

Comentários